Estação Brincar para o mundo!


Você já ouviu falar em Transtorno do Espectro Autista-TEA?

É um distúrbio que afeta 1 a cada 160 indivíduos no mundo, implicando menor ou maior grau de dificuldades de comunicação e relacionamento social. Por isso, existe um grande desafio quanto à necessidade crescente de desenvolvimento e de oferta de meios para melhorar a condição de vida e suporte a esses indivíduos.

Sensíveis a esse desafio, alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ, Campus Engenheiro Paulo de Frontin – entre eles eu me incluo, Rogério Medeiros Dias, professor de Games e Robótica do Atelier Tecnológico – numa equipe multidisciplinar de alunos e professores do IFRJ desenvolveram um jogo digital muito especial, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA.

Estação Brincar

O projeto foi intitulado de Estação Brincar e, junto ao desenvolvimento do game, também foi realizado um projeto de pesquisa em campo com o foco em se utilizar esse game como instrumento de teste para apresentação de dados reais do quão benéfico poderá ser a sua utilização no auxílio à educação de crianças com TEA.

Diferente de outros aplicativos, Estação Brincar utiliza Realidade Aumentada para trazer atividades baseadas no método TEACCH, que tem como objetivo ajudar no ganho de autonomia. Assim, o indivíduo consegue projetar objetos virtuais através de um smartphone Android e cartas do seu mundo real.

Certamente, a dinâmica do game apresenta um desafio e um novo passo para enriquecer a sua aprendizagem. O link para download do game encontra-se ao final desta publicação.

5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning – EJML

Uma nota bem especial foi que logo após o término do desenvolvimento desse game Estação Brincar, a equipe multidisciplinar teve a oportunidade de publicar o artigo em uma revista Européia do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning-EJML, tendo o mesmo sido selecionado para apresentação durante o Encontro realizado na Universidade de Coimbra, Portugal.

Contudo, devido à pandemia da Covid-19, a edição deste ano foi realizada de modo virtual, nos últimos dias 15 e 16, num evento inteiramente online.

Em nome da equipe multidisciplinar, fui convidado como palestrante nesse 5º Encontro.

Posso afirmar que essa foi uma das experiências mais incríveis da qual participei junto com a academia, tendo havido vários  comentários e feedbacks importantes para alimentar e manter a pesquisa sobre o assunto. Essas trocas foram muito relevantes, tendo em vista a carência mundial de aplicativos e games com o foco dedicado para esses indivíduos com TEA.

Inegavelmente, o kick off já foi dado, com grande potencial de relevância nos próximos anos e mirando mudanças significativas na vida de crianças com TEA. Tudo baseado em game divertido e com o uso da realidade aumentada.

Conheça mais

A fim de disseminar o projeto, deixarei disponível o link para baixar o game da Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.IlluminiaGames.EstacaoBrincar

Além disso, para mais detalhes do projeto do game Estação Brincar, basta abrir “Atas_EJML_2020.pdf” no link a seguir da Revista do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning-EJML: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/89364

E você, já pensou como poderia contribuir para tornar o mundo melhor hoje?

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